Atelier das Artes

Introduza o seu User Name e Passowrd
Se ainda não é usuário por favor faça o seu Registo e de seguida faça também a sua apresentação pois só assim nós podemos conhecer todos os nossos membros...

Bem Vindo(a) ao

tirar várias manchas em tecido

Compartilhe
avatar
bijubitas
.
.

Galo
Mensagens : 5372
. : Junho 2009

tirar várias manchas em tecido

Mensagem por bijubitas em Sex Set 18, 2009 4:15 pm

Tirar Manchas Difíceis em Tecido


- Pastilha-elástica: pôr um papel branco e passar com o ferro bem quente.
- Manchas de pó fácil: saem com água oxigenada de 20 volumes.
- Gordura: colocar farinha de trigo ou talco sem perfume sobre a mesma, colocar um papel absorvente e passar o ferro por cima do papel. A gordura ficará no papel.
- Gordura nos tapetes: colocar óxido de magnésio em pó. Deixar por algum tempo e depois escovar ou passar o aspirador.
- Café ou chá: lavar imediatamente com água fervente ou esfregar com um cubo de gelo; ou então lavar com água morna e glicerina ou passar uma pedra de gelo sobre a mancha. Também se pode utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e água.
- Manchas de café antigas: esfregar um pano humedecido com vinagre branco ou álcool.
- Manchas de café em roupas de algodão branco: humedecer com água oxigenada e logo em seguida lavar com sabão de pedra.
- Vinho tinto: colocar sobre a peça farinha de mandioca ou polvilho até que embeba a farinha. Depois, lavar com água e sabão.
- Suor: mergulhar em água com sal antes da lavagem.
- Ferrugem: usar sumo de limão e água morna.
- Pó facial e base: usar vinagre branco.
- Batom: lavar com benzina.
- Blush: passar álcool puro. Se estiver muito forte, deixar um algodão embebido em éter actuar uns minutos e passar com um pano húmido. Numa mancha resistente usar vaselina líquida e lavar em seguida.
- Manchas de punho e golas: humedecer a gola e os punhos e esfregue sabão de pedra. Deixar uns minutos e passar sobre o local muito ao de leve uma lixa de unhas. Enxaguar e a seguir lavar todo o tecido. Outra sugestão: lavar com sabão de coco.
- Para alguns tipos de manchas nas roupas: utilizar sabonete branco sobre a mancha para suavizar e ser mais fácil desaparecer com a lavagem geral.

- Manchas em estofados: usar creme de barbear.
- Manchas em sapato claros ou em camurças: esfregar uma batata crua.
- Nicotina nos dedos: esfregar uma mistura de sumo de limão com água oxigenada.
- Sangue: usar água oxigenada (10 volumes).
- Nódoas de frutas: fazer mistura com perborato de sódio (utilizar como desinfectante e branqueador) e água; aplicar directamente na zona suja, passar por água e estender á sombra.
- Banana: quando recente, esfregar um pouco de querosene no local da mancha
- Tinta esferográfica em tecido: usar spray de cabelo ou deixar durante várias horas dentro de leite, depois esfregar a mancha com vinagre ou limão, mas com muito cuidado para não descolorir ou mesmo manchar o tecido
- Tinta esferográfica em couro: colocar por alguns instantes uma esponja embebida em água morna com amoníaco. Depois esfregar com um pano macio e seco. Se for um couro mais resistente utilizar éter esfregando com um pano o local da mancha.
- Manchas de álcool: lavar rapidamente com água fria.
- Iodo: ferver o tecido em leite de vaca, deixar esfriar e lave com sabão.
- Anilina: preparar solução com 50 gramas de hidrosulfito de sódio para 1/2 litro de água quente. Esticar a parte manchada sobre um recipiente e lentamente derramar a solução que deve ir atravessando o tecido. Após esta operação lavar imediatamente com água e sabão. Caso contrário, o tecido estragará! Lavar com água fria ou deixar de molho durante uma noite. Se mesmo assim não sair, molhar com água quente misturada com detergente e esfregar vigorosamente, ou então passar com uma mistura feita com 2 g de água oxigenada e 40 g de álcool.
- Graxa: com margarina vegetal passar sobre a sujidade e deixar actuar. Depois lavar normalmente com água e sabão.Tem a dica também do sabonete.
- Mel: colocar sobre a mancha uma solução de bicarbonato de sódio e água quente. Depois lavar e enxaguar com água fria.
- Bebidas alcoólicas: juntar uma parte de vinagre branco em três partes de água morna e passe no local onde caiu a bebida.
- Barro: podem ser removidas, depois de secas, com uma escovadela. Se persistirem, aplicar uma mistura de água e vinagre, em partes iguais.
- Molho de tomate: misturar uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhar a mancha. Colocar uma colher de chá de amónia em 1/2 copo de água e aplicar sobre a mancha. Passar uma esponja com detergente neutro. Enxaguar com água limpa para retirar o excesso. Esperar que seque.
- Óleo: passar sabão seco e deixar um pouco antes de lavar com água morna.
- Mofo: ferver a peça em 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio e uma de água.
- Vela: passar a peça a ferro entre dois papéis.
- Desodorizante: pegar numa escova limpa, humedecê-la com água oxigenada e esfregar na parte manchada do tecido. Depois de alguns segundo lavar normalmente com água morna e sabão em pó. Ou então, despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio e deixar a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa. Depois deste tempo lavar normalmente.
avatar
MimosdaCarol
.
.

Macaco
Mensagens : 20466
. :

Re: tirar várias manchas em tecido

Mensagem por MimosdaCarol em Seg Set 21, 2009 12:17 pm

Muito interesante amiga nao sabia.. obrigada pela partilha
beijos
avatar
bijubitas
.
.

Galo
Mensagens : 5372
. : Junho 2009

Re: tirar várias manchas em tecido

Mensagem por bijubitas em Seg Set 21, 2009 2:59 pm

pois olha que eu já exprimentei alguns e até deu certo, mas também não sei se todos resultam, mas achei muito interessante.

bj
paula

Conteúdo patrocinado

Re: tirar várias manchas em tecido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg Nov 20, 2017 2:16 am