Atelier das Artes

Introduza o seu User Name e Passowrd
Se ainda não é usuário por favor faça o seu Registo e de seguida faça também a sua apresentação pois só assim nós podemos conhecer todos os nossos membros...

Bem Vindo(a) ao

Dicas & Truques Ceramica Plastica

Compartilhe
avatar
MimosdaCarol
.
.

Macaco
Mensagens : 20466
. :

Dicas & Truques Ceramica Plastica

Mensagem por MimosdaCarol em Ter Fev 16, 2010 2:06 am

Dicas:


Verniz: muito cuidado com a aplicação do verniz. Use somente o apropriado para cerâmica plástica. Outros vernizes não secam nunca, ou melam depois de alguns dias. Nunca use esmalte extra-brilho pelo mesmo motivo.


Rolinhos (caneworks): você pode guardar seus rolinhos por dois meses ou mais, contanto que eles estejam envoltos em celofane ou plástica filme, e protegidos do sol e outras fontes de calor. Pessoalmente, recomendo não guardar por muito tempo, pois na hora de fatiar, o rolinho pode estar quebradiço e esfarelando. Neste caso, tente aquece-lo rolando-o levemente entre suas mãos.


Auxiliares: limpe bem com álcool todos os materiais usados no trabalho para melhor conservação dos mesmos.


Sobras: guarde todas as sobras de massa, sempre bem acondicionadas em plástico, pois elas são muito úteis tanto como recheio de algumas peças, como na confecção de moldes e em várias técnicas (marmorização, caleidoscópio, etc).


Cores: existem muitas cores de cerâmica plástica no mercado e, como elas são totalmente miscíveis, isto te possibilita criar uma variedade ainda maior. No entanto, não se esqueça que a massa já condicionada, deve ser usada logo por não ter mais a mesma durabilidade da que ainda não foi amassada.


Bolhas: tenha cuidado com a formação de bolhas de ar em seu trabalho, pois elas podem danificá-los e deformar os desenhos.Tenha sempre uma agulha por perto para perfurá-las.


Forno: Use seu forno convencional a gás, ou o elétrico. Se ele tiver como temperatura mínima 150° ou 180°, coloque suas peças sem pré-aquecer, ligue na temperatura mínima e deixe por 10 minutos com a porta fechada. Coloque um prendedor de madeira na porta, para que a mesma fique entreaberta e deixe assar mais 20 minutos. Desligue o forno, retire o prendedor e deixe as peças esfriarem lá dentro. É recomendável que o forno seja limpo freqüentemente com produtos para este fim. Nunca asse em forno microondas.


Lixa: para um acabamento mais liso e acetinado, lixe seu trabalho com uma lixa d'água grão 600 sempre molhando bem a peça e a lixa. Use uma bacia com água e uma gota de detergente de cozinha, para facilitar o trabalho. Esponjas abrasivas também são muito úteis no processo.

Teste: faça sempre um teste assando apenas uma pecinha para ver o resultado, pois os fornos são sempre diferentes um dos outros. Dessa forma você diminui bastante o risco de perder seu trabalho.


Lâmina: existem algumas bem flexíveis no mercado, porém são importadas e de difícil acesso.
Então, substituía por lâminas para estilete. Em alguns casos, até bisturis podem ser utilizados.




Amaciamento: Sove sempre pequenas porções da massa por vez. Aconselho no máximo meio bloco, pois se ela estiver muito dura você terá muita dificuldade em sovar porções grandes.



Harmonia: antes de começar algum trabalho, coloque as cores escolhidas na mesa e observe se elas estão em harmonia.Técnicas como o Millefiore, necessitam de cores contrastantes para destacas os desenhos.

    Data/hora atual: Dom Jun 24, 2018 2:07 pm